Se você concorda que produtor rural e consultor agropecuário podem ter muito em comum, talvez seja curioso dar uma olhada nesta conversa envolvendo avaliação de negócios.
A grande questão é: O que fazer…? Por que fazer…?
De: Ronaldo Setti
Caro leitor,
Por certo, produtor rural e consultor agropecuário podem ter muito em comum. Pois basicamente eles têm o mesmo objetivo de aperfeiçoar a boa experiência com a atividade agropecuária. De fato, em âmbito geral, o que conta muito é o posicionamento pessoal e profissional de cada um dentro de cada contexto em particular. Por isso, talvez você queira continuar lendo para saber de onde saio esse entendimento de que a agropecuária não é para quem está despreparado.
Veja bem…! Isso é conversa de produtor rural e consultor agropecuário…
Não fui exatamente eu sozinho quem afirmou que a “agricultura e a pecuária definitivamente não são para quem está despreparado”.
Essa impressão surgiu do entendimento de produtores e consultores agropecuários durante um “bate papo” em uma conversa de avaliação de negócio.
Nessa conversa, de produtor rural e consultor agropecuário, dentro de um contexto específico, comentamos que a agricultura e a pecuária não são para quem está despreparado, porque, diariamente, na função de produtor rural ou consultor agropecuário precisamos nos readaptar à própria vida dentro do ambiente de produção e de criação que envolve a atividade agropecuária.
Reunião de produtor rural e consultor agropecuário…
Nessa reunião falamos sobre:
- Mudanças no clima.
- Alterações nos preços dos produtos.
- Barreiras ambientais.
- Aumento nos preços dos insumos.
- Leis trabalhistas.
- Abertura de novas áreas.
- Desafios das novas safras.
- Exigências do mercado.
- Inovação.
- E por aí a fora…
Também falamos sobre indicadores-chave de desempenho , gestão da agricultura e da pecuária e, talvez, um pouco sobre com é simples julgar o contexto dos outros.
Imagine um surto de febre aftosa ou uma seca prolongada…
Ou então, qualquer outro desastre ou imprevisto que afete a sua atividade pessoal e profissional.
Pois é…
Enquanto conversávamos sobre tudo isso chegamos à conclusão de que é conveniente querer estar sempre muito bem preparado para saber interpretar corretamente cada contexto, porque qualquer pequena mudança no processo pode gerar mudanças significativas em nossas vidas, em nosso comportamento, e em nosso crescimento tanto pessoal quanto profissional.
É a nossa profissão, a nossa vida, os nossos amigos, a nossa família e, entre outros, é o nosso sustento que está em jogo.
Por isso, o treinamento é constante.
sempre existem questionamentos…
Por exemplo…
Todo ano, diante da previsão de aumento no preço do milho, o produtor ou consultor se questiona:
- Arrendo mais terras para aumentar a produção de milho?
- Diminuo a produção de soja?
- Reduzo o confinamento?
- Aproveito a crise para investir?
- Vendo tudo por causa da crise?
- Não faço nada e deixo tudo como está?
- Deixo a vida me levar?
A grande questão é:
- O que fazer?
- Por que fazer…?
Na agricultura e pecuária é assim mesmo:
A cada novo dia é preciso reinterpretar o contexto agropecuário no qual estamos inseridos.
A agropecuária é uma atividade muito promissora! Porém, você precisa ser um produtor rural ou consultor agropecuário capaz de interpretar continuamente o contexto no qual está inserido…
É assim, interpretando o contexto que você vai conseguir amenizar os desafios ou saber como reinventar situações após os inevitáveis altos e baixos.
Numa atividade onde o sistema de produção é complexo, pensar e agir de forma contextualizada é um jeito inteligente de se preparar para fazer as escolhas certas.
Interpretar o contexto pessoal e profissional para conduzir a agricultura e a pecuária de forma contextualizada nos ajuda a perceber o valor de cada uma das escolhas que fazemos.
E, acredite…!
O resultado quase sempre é consequência de uma de nossas escolhas.
Uma das muitas outras vantagens de interpretarmos o contexto é que passamos a enxergar o quanto as pequenas atitudes interferem de forma grandiosa em nosso dia a dia pessoal e profissional.
Por isso, talvez você concorde em aceitar a seguinte sugestão: Primeiro conquiste a vitória sobre você!
Um possível próximo passo…
Primeiro interprete o seu contexto pessoal e profissional, porque quanto melhor você se conhecer maior certeza você vai ter sobre as habilidades necessárias para percorrer o caminho que você escolher.
Concordo que não é para quem está despreparado. No entanto, também acredito que para se preparar temos que enfrentar e realizar para experimentar.
Até mais…
Fique bem… Siga em Paz…!!!